terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Organização x Arrumação

E aí, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre a diferença entre organização e arrumação. Pois, ao contrário do que muita gente pensa, não é a mesma coisa, nem de longe!

Se você for olhar no dicionário, o conceito de organizar fala sobre arrumar, mas na prática esses dois verbos não são a mesma coisa. 
Precisamos aprender a diferenciar estes dois termos: organização e arrumação

Arrumar é quando a mãe manda o filho arrumar o quarto. “Só pega vai brincar com os amigos quando o quarto estiver arrumado!!” Ah, como eu ouvi isso da minha mãe... o que eu fazia? Saia colocando tudo que estava fora do lugar em qualquer canto disponível. Eu criava uma bagunça maior ainda, mas se o visual do quarto estivesse bom, minha mãe me liberava pra brincar.
Ou seja, arrumar é colocar no lugar, QUALQUER LUGAR
É empurrar a poeira pra debaixo do tapete, sabe?

Já organizar envolve planejamento, criação de rotinas, ter métodos para manter esse pequeno sistema funcionando direitinho. 
É identificar um problema e solucioná-lo de forma prática.

Você pode imaginar que esse negócio de criar métodos, planejamento e rotinas seja uma coisa complicada. 
Mas te garanto, sem balelas, que não é. Eu diria até que é meio automático. 
A partir do momento que você começa, em pouco tempo está fazendo sem nem perceber, já sabe onde colocar cada coisa que você tem e sabe exatamente onde procurá-las quando precisa.


Na imagem acima é possível perceber claramente a diferença: você pode arrumar todos os seus botões em um pote único, ou pode organizar estes botões categorizando por cor, tamanho, formato, etc. 
Assim ficará muito mais funcional, e quando você precisar de um específico, levará muito menos tempo para encontrá-lo.

Isso é organizar. Isso é organização!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário