terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Organização x Arrumação

E aí, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre a diferença entre organização e arrumação. Pois, ao contrário do que muita gente pensa, não é a mesma coisa, nem de longe!

Se você for olhar no dicionário, o conceito de organizar fala sobre arrumar, mas na prática esses dois verbos não são a mesma coisa. 
Precisamos aprender a diferenciar estes dois termos: organização e arrumação

Arrumar é quando a mãe manda o filho arrumar o quarto. “Só pega vai brincar com os amigos quando o quarto estiver arrumado!!” Ah, como eu ouvi isso da minha mãe... o que eu fazia? Saia colocando tudo que estava fora do lugar em qualquer canto disponível. Eu criava uma bagunça maior ainda, mas se o visual do quarto estivesse bom, minha mãe me liberava pra brincar.
Ou seja, arrumar é colocar no lugar, QUALQUER LUGAR
É empurrar a poeira pra debaixo do tapete, sabe?

Já organizar envolve planejamento, criação de rotinas, ter métodos para manter esse pequeno sistema funcionando direitinho. 
É identificar um problema e solucioná-lo de forma prática.

Você pode imaginar que esse negócio de criar métodos, planejamento e rotinas seja uma coisa complicada. 
Mas te garanto, sem balelas, que não é. Eu diria até que é meio automático. 
A partir do momento que você começa, em pouco tempo está fazendo sem nem perceber, já sabe onde colocar cada coisa que você tem e sabe exatamente onde procurá-las quando precisa.


Na imagem acima é possível perceber claramente a diferença: você pode arrumar todos os seus botões em um pote único, ou pode organizar estes botões categorizando por cor, tamanho, formato, etc. 
Assim ficará muito mais funcional, e quando você precisar de um específico, levará muito menos tempo para encontrá-lo.

Isso é organizar. Isso é organização!

Grande abraço!

domingo, 14 de dezembro de 2014

Um pouco mais sobre mim...

E aí, tudo bem?

Vou falar um pouquinho de mim pra vocês.

Meu nome é Clara, sou formada em Turismo e também em Engenharia Ambiental. E foi no começo da segunda faculdade, em 2009, que as coisas entortaram na minha vida e percebi que era importante me organizar melhor. Comecei a fuçar a internet, entrei em grupos de e-mails, li diversos livros e conheci muita gente bacana, que me ajudou muito.
Agora, já são 6 anos de estudos ferrenhos na área de organização e administração do tempo. Todo esse estudo resultou em uma rotina mais equilibrada, recheada de maior produtividade, e, por consequência direta, mais tempo livre. Mas resultou também na colaboração com alguns amigos e colegas de trabalho, facilitando suas vidas. Depois dessas experiências, que posso chamar de informais, já que fazia porque gostava, percebi que era hora de passar toda a informação que venho concentrando para todas as pessoas que precisam sair do caos que estão e ter mais qualidade de vida.

Queria dar pra vocês uma noção de quem sou e mais ou menos como funciona a minha vida. 
Acredito que todos nós consigamos visualizar melhor uma ideia quando temos exemplos concretos.

Sou casada e tenho um cachorro, moramos todos em um apartamento. Eu estava casada há pouco mais de um ano, e fui percebendo que nós dois tínhamos péssimos hábitos: ambos tiveram empregada a vida toda, ninguém nunca martelou um prego dentro de casa. Pra você ter ideia, o primeiro banheiro que lavei na vida foi na minha casa, depois que casei. Nunca soube passar roupa direito. E por aí vai. Nunca fizemos nada porque nunca precisou. E a coisa começou a ficar feia porque ninguém queria fazer nada.
Tanto eu quanto meu marido trabalhamos fora. Eu costumo chegar em casa cerca de 2 horas mais cedo que ele. Para facilitar a nossa vida, conto com uma faxineira todo sábado, que já conhece as minhas rotinas desde que comecei a criá-las. Assim, já que tenho uma faxineira semanal, deixo a limpeza pesada da casa e quase toda a parte de roupas pra ela.

Acho importante ressaltar que pra mim a organização não é uma neurose, e sim uma necessidade. Não sou perfeccionista e preciso dar coisas organizadas, e não perfeitamente organizadas. Melhor feito que perfeito, esse é meu lema em casa. 

E aí você vai me perguntar: o que você ganhou com a organização? 
Claro que vou te responder que ganhei tempo, esse foi o objetivo principal, para gastar com as coisas que me dão prazer na vida.
Mas ganhei também um ambiente melhor na minha casa, mais produtividade no trabalho, menos tempo ocioso, melhorei meu relacionamento com meu marido, pois dividimos as tarefas e cada um sabe exatamente o que fazer. Assim, ele não reclama de casa bagunçada, e eu não me incomodo com a falta de iniciativa.


Se a minha vida mudou? Sim, e pra muito melhor! 
Faça isso com a sua vida também, e conte comigo!